É com grande prazer que lhes apresento o 6º álbum de estúdio da nossa querida Mel!!!
GRATIDÃO
1996
Muitos consideram "Gratidão" um mero disco de transição de gravadora, uma produção para finalizar contrato. Mas, na verdade, este é uma das produções mais trabalhadas e bem arranjadas da carreira de Cristina Mel. A falta de promoção após seu lançamento encobriu a dedicação da cantora nesse projeto. O fato é que depois do sucesso estrondoso do CD "Mel", Cristina tornou-se o centro do cenário gospel nos anos 90. Nenhum outro cantor nessa época havia tido tanto sucesso em 5 anos, tendo 4 dos 5 CDs lançados entre os mais vendidos. O fato do contrato da cantora com a BomPastor estar no fim chamou a atenção de gravadoras de todo o país. Em 1996, logo após encerrar formalmente sua carreira com a BomPastor com o lançamento do CD "Gratidão", Cristina Mel assina então seu contrato com a gravadora gospel emergente, até então ainda pouco conhecida, MK Publicitá e imediatamente começa a trabalhar naquele que seria um dos grandes discos da década: "Dê Carinho".
Com apenas uma versão extrangeira (a canção "Não sei se te Conheço", versionada pela própria Cristina da canção "No si se te Conozco" de Patty Cabrera e Nenette Amoguis), Cristina investe nos compositores nacionais, lançando novos compositores como Saulo Valley, Jair Fontenele, Levi Felipe e os até então desconhecidos Silas Furtado e Evanil Lessa. Destaque também para a primeira parceria da cantora com seu amigo pessoal Sérgio Lopes, na canção "Presente de Deus".
.
A onda de sucesso do CD anterior e da música “Santo Deus, Usa-me” fez com que “Gratidão” se tornasse campeão de vendas logo em seu lançamento mesmo sem nenhuma divulgação pelas rádios. A música carro-chefe do disco (“Gratidão”) tocou pouco em algumas estações, mas o CD teve excelente recepção pelo público.
.
Mais uma vez, Cristina mostrou que é versátil. Partindo de uma balada (Presente de Deus), num disco recheado de blues(Grandioso és Tu, Dia de Festa), ela ainda explora o forró (Canto Forte) e ritmos latinos (Canto dos Montes, Melodia Nova), sem deixar passar o samba/bossa nova (Salmos 150). E tudo isso numa harmonia que só a Mel poderia alcançar. Todas as misturas de ritmos e temas formam um álbum que é uma verdadeira obra prima.
.
Interessante observar que esse CD marcou uma transição de uma Cristina Mel totalmente influenciada por artistas americanos, para uma Cristina Mel mais voltada para influências castelianas e latinas. A partir do CD “Gratidão”, Cristina Mel passaria a cantar mais estilos e canções típicas de países de língua espanhola.
Nenhuma faixa desse disco se tornou sucesso nas rádios. Porém, a faixa “Gratidão” foi muito cantada pela cantora, inclusive em rádios onde ela dava entrevistas.Mesmo com o lançamento do CD “Dê Carinho” menos de 1 ano depois, Cristina continuou a cantar a canção, divulgando os dois trabalhos. A faixa "Presente De Deus" acabou se tornando uma favorita entre os fãs.
.
Mesmo a Mel tendo recusado a proposta da BomPastor para renovação de contrato, sua saída da gravadora para a MK foi amigável.
.
Já há uma segunda versão do CD com play-back incluso, lançada em 1999.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.